DW! Lições aprendidas
A DW! Weekend trouxe lançamentos e reflexões sobre sustentabilidade, autenticidade e brasilidade

A DW! Design Weekend 2023 foi marcada pela diversidade e criatividade do design nacional. O evento, que aconteceu em São Paulo, em março, teve centenas de ações espalhadas pela cidade.
Tradicional, com 12 anos de idade, a DW! tem como objetivo promover a cultura do design e suas conexões com a decoração, arquitetura, arte, artesanato, urbanismo, inclusão social, diversidade, negócios, inovação, sustentabilidade e diversos outros temas da economia criativa. Foi a primeira vez que o evento aconteceu no primeiro semestre do ano.
Para resumir as tendências apresentadas e temas dos debates, vamos ressaltar alguns insights:
Autenticidade
Se destacar com peças autênticas que tragam uma assinatura, algo inusitado e fabricação responsável foi uma das preocupações que nortearam as marcas que participaram da DW! Os consumidores estão cada vez mais atentos à origem das matérias-primas, ao processo de fabricação e ao impacto do produto na natureza depois de sua vida útil. São fatores cada vez mais levados em consideração na decisão de compra.
Crédito: Divulgação
Banco Bauhaus, escultural e minimalista ao mesmo tempo, é desenho de Roberta Banqueri para a Doimo
Artesanal
Neste contexto, o handmade – artesanal, manual – assume um papel de protagonista que remete às origens tradicionais. Muitas marcas uniram o atual ao artesanal, resultando em peças que remetem a memórias afetivas e ao aconchego.
Foram vários exemplos, como instalações com macramê com trançados, nós, amarrações e franjas ou lançamentos de tapetes com estampas feitas por artistas de todas as regiões do Brasil.
Também artesãs convidadas a produzir uma trama para revestimento de sofá durante o evento. Ações que buscaram a exploração criativa do artesanal em uma clara união também da moda, arquitetura e decoração.
Interação
Tendência vista nas feiras deste ano, o público é cada vez mais convidado a interagir, a sentir as peças e objetos expostos e não somente apreciar à distância. Há um convite claro para que o que está exposto seja tocado, cheirado, sentido, para despertar e descobrir sensações.
Sustentabilidade
Materiais sustentáveis, biomateriais e reuso marcaram presença em móveis, objetos e até em tintas. Como exemplo, um lançamento de pigmentação mineral de origem natural, sem sintéticos, obtida por meio de combinação de argilas. Outro exemplo foi o uso do micélio, a parte vegetativa dos cogumelos, na produção de revestimentos e objetos sustentáveis.
A sustentabilidade, aliás, permeou o evento e também ocupou espaço central no debate: “Quanto tempo temos?”, um dos destaques da DW!. Entrelaçar arte, sustentabilidade e futuro soa como um caminho promissor em um cenário de maior consciência ecológica.
Crédito: Divulgação
Luminária Íris desenvolvida por Furf Design Studio, Mush e Ner Conceito tem cúpula feita de micélio, parte vegetativa dos cogumelos
Crédito: Divulgação Suvinil
Toque da Terra, pigmentação natural obtida por uma combinação de argilas, da Suvinil
Brasilidade
Nomes nacionais de artistas, designers, arquitetos, chefs e até escritores ocuparam espaço central durante a DW! Madeiras e materiais nacionais inspiraram matérias-primas de mobiliários, peças e cores de lançamentos.
Crédito: Divulgação
Coleção Abraça Brasil - De Canto a Canto - tapetes com estampas criadas por 27 artistas, arquitetos e designers brasileiros, para a Tapetah
Tecnologia aliada
Aliado a tudo que já foi descrito como complemento e não como descarte de todo o natural e artesanal, lançamentos com tecnologia também chamaram atenção. Para áreas de banho destaque em produtos com tecnologia para economia de água e combate ao desperdício. Entre os diversos lançamentos, sistemas de banho por comando de voz, que permitem programar ou personalizar o fluxo, e contadores que possibilitam acompanhar e programar o tempo de banho, por exemplo.
Crédito: Divulgação Docol
Torneira acionada por comando de voz, Doc Vox, lançamento da Docol
No total, foram 118 locais de eventos e 41 marcas participantes distribuídas em oito pontos: Alameda Gabriel; D&D Shopping; Jardins, Ibirapuera, Moema e Zona Sul; Pinheiros, Vila Madalena e Zona Oeste; Shopping Lar Center e Zona Norte; Centro, Paulista e Higienópolis; Shopping Cidade Jardim; e eventos digitais. Simultaneamente, foram mais de 200 eventos abordaram de design a gastronomia.